Nota à Imprensa e esclarecimento à população de Serra Azul

NOTA À IMPRENSA – TV CLUBE

A Prefeitura do Município de Serra Azul esclarece as indagações apresentadas pelo veículo TV CLUBE / Ribeirão Preto.

1. Por parte do município de Serra Azul, NÃO EXISTE e NUNCA EXISTIU qualquer intenção sobre eventual ou possível FECHAMENTO DE SALAS DE AULAS existentes na EMEB Profa. Ilka Monici Villela dos Reis, que atende as crianças matriculadas em ensino básico (1º ao 5º ano), sala multisseriada (crianças de 4 e 5 anos) que residem no Assentamento Sepe Tiaraju, deste município.

1. A polêmica que cerca esta informação infundada e inverídica de “FECHAMENTO DE ESCOLA”, deu-se em função do cadastramento virtual de sala do EJA a ser implantada na mencionada escola, efetuado pela direção da unidade junto ao sistema SED, da Secretaria Escolar Digital, vinculada à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

1.  O município não se opõe à implantação do EJA e muito menos se omite em oferecer suporte aos alunos interessados neste aprendizado, contudo, o gestor municipal se depara com a necessidade de adotar cautela e prudência administrativa com os limites de gastos na Educação, principalmente em função do reajuste que deverá ser aplicado ao piso nacional dos professores, que aguarda definição e irá impactar nas contas dos municípios. Tão logo ocorra as definições e o município possa analisar orçamento da educação, a Prefeitura de Serra Azul estará promovendo estudos para analisar a possibilidade de atendimento deste pleito.

1. Quanto ao EJA, que está em andamento no município, informamos que os 9 alunos do assentamento matriculados na Educação de Jovens e Adultos, até dezembro de 2021, contaram com o apoio irrestrito da Prefeitura de Serra Azul, no auxílio ao transporte e fornecimento de alimentação.

1. Quanto à possibilidade de implantação de maternal 2 (criança de 2 a 3 anos) na unidade escolar do assentamento, a administração pontua que a estrutura da escola não atende as exigências necessárias para abrigar crianças nesta fase.

1. Quanto à OAB, o município esclarece que a reunião da manhã deste dia 25/01, foi previamente agendada com quatro representantes do assentamento e com a presença do vereador Claudemir Despirro (Gato Seco), que foram recebidos em audiência pelo prefeito Augusto Frassetto Neto.

A restrição ao número de participantes se justifica por questões sanitárias, em razão da elevação dos casos de covid-19 e síndromes gripais na cidade, que levou ao afastamento de vários servidores da administração nas últimas semanas.

1. Quanto ao Requerimento apresentado pela OAB, a Prefeitura informa que o mesmo será encaminhado à Procuradoria Municipal e o prefeito pretende receber seus autores após análise e levantamento das questões que envolvem a matéria.